Separadores

domingo, 6 de julho de 2014

Bolo de Caneca com Cacau e Nozes

Todas as regras têm as suas excepções. E não o contrário.
A minha alimentação é o maior exemplo disso. Embora regrada, de vez em quando permito-me um miminho.
Hoje mimei-me e, para o meu lanche, fiz um bolo de caneca. Embora seja um lanche um pouco mais calórico que o normal, não deixa de ser nutritivo também. Se há coisa que eu tenho aprendido é que não precisamos de calorias vazias. Aliás, devemos recusar tudo o que não seja nutritivo.
E essa foi uma das mudanças que existiu à minha volta: a escolha dos ingredientes. Neste momento tento rodear-me apenas daqueles que sejam os melhores para mim e mais saudáveis para o meu corpo. 
O meu foco, o meu desejo e a minha ambição estão cá e só depende de mim alcançar a minha meta. Fiz uma escolha para a vida, não para os próximos tempos. E numa vida comemos de tudo um pouco, seja qual for o nosso "tudo". 
E aqui vos deixo a minha sugestão de bolo de caneca, para um dia diferente.


Ingredientes:
* 2 CS farinha coco
* 1 ovo
* 2 CS agave
* 1 Cc cacau cru
* 1/2 Cc fermento
* 1 mão nozes
* 1/3 chávena de leite de amêndoa
* 1 Cc óleo de coco
 
Preparação:
* Num recipiente, bater os ingredientes líquidos. 
*Juntar, à mistura anterior, a farinha, o cacau e o fermento. Envolver tudo até a massa estar homogénea.
* Incorporar as nozes ao preparado.
* Colocar a massa numa caneca previamente untada ou não (ver notas abaixo) e levar ao microondas durante 1 a 2 minutos, na potência máxima (o tempo irá depender do vosso microondas, por isso, pode até precisar de mais 1 minuto).
* Comer directamente da caneca ou desenformar e decorar a gosto.

Notas:
* O meu bolo foi decorado com iogurte grego ligeiro e groselhas.
* Ficou com uma textura bastante leve e suave.
* Usei uma caneca almoçadeira devido ao seu formato, mas podem usar qualquer uma.
* Caso queiram que o bolo cresça bem, têm que untar a caneca com uma gordura. Eu usei o óleo de coco, em pouca quantidade, apenas para permitir que o bolo não ficasse colado às "paredes".
Se optarem por untar a caneca, vai permitir-vos, também, desenformar o bolo. Caso contrário será ligeiramente mais complicado.

Bom apetite!
(*.*)

2 comentários:

  1. Faço destes bolinhos imensas vezes - e são o salva vidas quando estamos a delirar e deprimir por um doce.
    Com equilíbrio e moderação, podemos tudo, e se nos portamos bem tantos dias, também podemos e devemos premiar-nos com um miminho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente como eu penso! Aliás, uma alimentação "para a vida" tem que ter isto mesmo! Pelo menos para mim... :p

      Eliminar