Separadores

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Empadão de Atum com Puré de Brócolos e Couve-flor

Receita simples, rápida e que sacia o desejo por empadão.

Adoro puré... de batata mesmo! Adoro, adoro, adoro... Mas fui obrigada a "esquecê-lo" rapidamente, se queria começar a ver resultados. Confesso que de início foi muito complicado, mas foi um problema  ultrapassado.
Hoje em dia, sempre que uma receita pede puré de batata, substituo-o sempre pelo de couve-flor, de brócolos ou de couve-flor e brócolos.


Empadão de Atum

Ingredientes
(serve 3 a 4)
* 1/2 couve-flor média
* 1/2 ramo médio de brócolos
* 1 cebola média picada
* 1 dente de alho picado
* 1/3 chávena vinho branco
* 2 CS polpa tomate
* 1/3 chávena ervilhas
* 3 latas de atum em água
* 2 gemas
* 2 CS azeite
* sal, noz moscada a gosto
* 1/3 chávena água da cozedura dos vegetais
* 2 CS água cozedura ou leite

Preparação 
* Numa panela com água e uma pitada de sal, levar os brócolos e a couve-flor a cozer, durante 15 minutos. Caso prefiram, podem cozer a vapor: torna-se mais fácil de evitar excessos de água no fim.
* Numa frigideira, colocar o azeite e deixar aquecer um pouco em lume alto. Juntar a cebola e refogar ligeiramente. Antes de estar "no ponto", juntar o alho e terminar de refogar. Adicionar o vinho e deixar que o álcool evapore. Nesta altura, adicionar as latas de atum, a polpa de tomate, as ervilhas e o sal a gosto. Caso queira, pode juntar também pimenta. Baixar a temperatura para lume médio/baixo, juntar a água da cozedura dos vegetais e deixar cozinhar cerca de 5 a 7 minutos. Caso seque, juntar mais água. Se estiver muito líquido, aumentar ligeiramente o lume. Reserve.
* Pré-aquecer o forno a 220º C e colocar em modo grill.
* Depois dos vegetais cozidos, reservar 2 CS da água e escorra muito bem. É muito importante que não saia água das couves, para evitar que no fim fique um puré muito liquido e nada consistente...
* Com a varinha mágica, passar os vegetais a puré, triturando bem. Juntar uma pitada de noz moscada e rectificar o sal. Colocar uma gema de ovo e voltar a passar a varinha. Se necessário, juntar, aos poucos, a água que foi reservada (eu evito, mas se preferir coloque antes leite).
* Num pirex (ou outro recipiente próprio) montar em camadas os dois preparados: primeiro o puré, depois o atum e, no fim, novamente o puré.
* Alisar o topo e pincelá-lo com a outra gema.
* Levar ao forno até estar dourado.
* Depois de pronto, deixar arrefecer ligeiramente para que não "quebre" ao servir.


Nota: Caso tenham cozido a vapor, sempre que a receita pede água, coloquem da corrente...

Bom apetite!
(*.*)

Sem comentários:

Enviar um comentário