Separadores

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Saber Escolher e Saber Comprar - Leitura de Rótulos

Leitura dos rótulos... Pode parecer chato, moroso e desnecessário, mas é essencial para que possamos fazer as escolhas mais saudáveis para a nossa alimentação.
Foram as minhas más escolhas que me levaram ao peso que tenho actualmente. Felizmente, está a reduzir, mas para essa redução acontecer, tive que seguir duas regras básicas: alimentação cuidada e exercício físico. Sem uma, a outra não resulta nem nos torna saudáveis.
Neste momento, estou a ser seguida por uma profissional de nutrição que me vai ensinando a mudar os hábitos horríveis que tinha enraizados em mim. 
Uma das primeiras coisas que ela partilhou comigo foi a correcta leitura dos rótulos. Porque é no super mercado que tudo começa.
Decidi partilhar esta informação convosco para que possam, também, fazer as melhores e mais saudáveis escolhas alimentares.

Vejamos o exemplo deste rótulo

Energia - Evitar alimentos com maior densidade calórica.*
*Mais de 400 Kcal por 100g de produto é bastante elevado, pelo que nos devemos concentrar em valores inferiores.

Glícidos - Escolher alimentos com quantidades de açúcares simples inferiores a 13g

Lípidos - Procurar valores inferiores a a 10g por cada 100g de produto alimentar.*
*Em geral, quanto menos gordura saturada e mais mono e polinsaturada melhor será o alimento. Os produtos devem ser isentos de gordura hidrogenada ou trans.

Fibra - É aconselhado ter pelo menos 6g de fibra por 100g de produto.

Sódio - Escolher alimentos com um teor de sódio inferior a 0,6g ou 1,5g de sal por 100g de produto.

Em suma:

Evitar
  • Alimentos com elevado teor de gordura (nomeadamente saturada e trans);
  • Alimentos com elevado teor de açúcares simples;
  • Alimentos com elevado teor de sódio.
 Preferir
  • Alimentos ricos em fibras alimentares;
  • Alimentos com elevado teor de hidratos de carbono complexos (ler mais aqui)
Esta foi a informação que me foi prestada e que considero bastante valiosa. Tento segui-la sempre ao máximo, porque creio que este é o princípio de uma mudança na alimentação. Naturalmente que por melhor que sejam os valores nutricionais de cada produto, devemos ter a consciência de que nenhum alimento deve ser consumido em excesso.
Inicialmente, poderá até ser um pouco aborrecido ter que ler todos os rótulos e "decorar" (ou andar com um papel atrás) todos os valores de referência, mas quando a informação estiver interiorizada tudo se torna mais fácil. Além de que quando repetirem a compra já não precisam de ler o rótulo...
Boas escolhas! :)

1 comentário:

  1. Artigo muito interessante fico feliz de ver que ainda existem nutricionistas bons que não passam um simples plano alimentar, mas que te ajudam em tudo o que é base numa reeducação alimentar e saber ler o rotulo dos alimentos é sem duvida muito importante:)

    Bom post querida eu sempre que vou as compras leio sempre porque adoro saber muito sobre saude, alimentação tudo após de ter perdido 50 quilos:)

    Beijinho grande alguma coisa que precises conta comigo.

    ResponderEliminar